terça-feira, 27 de agosto de 2013

ROLINHOS DE BROWNIE

Releitura do clássico americano rolinhos de brown
INGREDIENTES:

1 xícara de 
chocolate meio amargo
1 xícara de chocolate ao leite 
½ xícara de manteiga (1 tablete)
¾ xícara de açúcar mascavo
¾ xícara de açúcar granulado
4 ovos 
2 colheres de chá de baunilha
1 xícara de farinha 
½ colher de chá de sal

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 150°. Forre uma assadeira com papel alumínio e aplique um pouco de spray de manteiga para a massa não grudar. Caso você não tenha o produto em casa, use passe manteiga ou óleo.
Derreta o chocolate e a manteiga em uma panela média sobre fogo médio e retire do fogo. Bata os dois açúcares na mistura de chocolate. Adicione os ovos, um de cada vez, a baunilha e mexa até misturar. Junte a farinha e o sal até a massa ficar uniformemente e despeje-a na forma preparada. Asse por cerca de 40 minutos ou até que você possa enfiar um palito no centro da massa e ele sair limpinho.
Rolinhos de brownieRolinhos de brownie
Deixe esfriar completamente e corte os brownies em quadrados.

Rolinhos de brownieRolinhos de brownie
Para fazer os rolos pegue uma folha de papel manteiga e coloque um pedaço de brownie. Passe o rolo compressor em cada pedaço,


Rolinhos de brownieRolinhos de brownie
 coloque o recheio que quiser, desde que tenha a consistência de pasta,

Rolinhos de brownieRolinhos de brownie
e use o papel para fazer o rolinho sem quebrar a massa.

Rolinhos de brownieRolinhos de brownie

Rendimento:
 24 brownies

WHOOPIE! NEM BOLO, NEM BISCOITO

Whoopie Nem bolo nem biscoito
Whoopies de baunilha com recheio de Marshmallow. Receita da chef Carola Crema, da doceria La Vie en Douce

Brasileiros adoram uma novidade e quando se trata de culinária a alegria é maior ainda. 
Pelo fato de o nosso país ter uma das culturas  que mais aceita influência de outros locais, o whoopietende a fazer sucesso por aqui.


O whoopie é um tipo de sanduíche de bolo que nasceu nos EUA. "Por volta de 1920, as esposas dos agricultores Amish começaram a fazer pequenos lanchinhos com os restos de massa de bolo para seus maridos, ou servir de lanche para as crianças. Quando todos iam comer se deliciavam com o doce e comemoravam dizendo ‘whoopie!’.
Paula acredita que o whoopie é mais uma opção para festas, mas não chegará a ser por aqui a febre que é nos Estados Unidos. "O nosso paladar é diferente!", ressalta. Eles são recomendados para festas infantis, chás de bebê, chás de panela e para servir como lembrancinha.
Na America do Norte o sucesso são os whoopies de chocolate com recheio de marshmallow. "Por aqui temos que usar e abusar do brigadeiro e doce de leite. A massa de chocolate e limão siciliano são muito aceitos", diz Paula. "O doce, além de delicioso, é super decorativo!", completa.
Whoopie de chocolate com recheio de doce de leite
Ingredientes da massa:

½ xícara de gordura vegetal hidrogenada
1 xícara de açúcar mascavo
1 ovo
¼ de xícara de chocolate em pó
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
1 xícara de leite
Preparo da massa:
Primeiro vamos fazer a massa do whoopie. Pré-aqueça o forno em 180°C e unte com manteiga 2 folhas de papel manteiga, colocando-as em assadeiras, ou use 2 tapetes de silicone. Comece pegando uma tigela grande e misture a gordura vegetal, o açúcar e o ovo até ficar homogêneo. Em outra tigela você vai misturar os ingredientes secos, sempre peneirando, para evitar que a massa fique embolotada e se for necessário, peneire novamente tudo. E em outra tigela pequena, despeje a essência de baunilha no leite. Agora, adicione 1/3 da mistura dos ingredientes secos na de gordura hidrogenada, intercalando com 1/3 da mistura de leite e essência de baunilha, batendo sempre bem e repetindo o processo, para deixar a massa macia.
Usando um medidor, de preferência aqueles tipo colheres, vá colocando ¼ de xícara de massa no papel manteiga/tapete de silicone e com a parte de trás de uma colher de chá, alise a massa, deixando ela com 10 cm de diâmetro, sempre a 4cm de distância da outra massa, rendendo 18 metades que irão se transformar em 9 whoopies. Leve ao forno por 15 minutos ou até que eles estejam firmes, deixando, depois de pronto, esfriar em uma grade de confeiteiro por alguns minutos.
Recheio de brigadeiro:
1 lata de leite condensado
20g de margarina
2 colheres de sopa de chocolate em pó.
Modo de preparo:
Coloque tudo na panela e mexa até chegar a ponto de brigadeiro. Depois é só rechear os whoopies como se fossem um sanduíche.
Whoopies de baunilha com recheio de doce de leite 
Ingredientes da massa:
3 ovos
½ xícara de chá de açúcar
½ xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de baunilha
1 colher de sobremesa de amido de milho
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 colheres de sopa de manteiga
Ingredientes do recheio:
3 xícaras de chá de açúcar
3 litros de leite integral
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
Ingredientes da calda:
½kg de açúcar
1 xícara de chá de água
Preparo da massa:
Bata as claras em neve. Depois, acrescente as gemas, a baunilha, açúcar e manteiga. Com a batedeira desligada, acrescente farinha de trigo, amido de milho e fermento em pó e mexa delicadamente. Com o auxílio de uma colher, pingue porções pequenas da massa em uma assadeira untada e enfarinhada, mantendo distância entre as porções.
Pré-aqueça o forno e coloque as porções em fogo alto por cerca de 5 minutos ou até corar levemente. Retire-os da assadeira ainda mornos. Depois de frio, una os biscoitos com o doce de leite e despeje a calda por cima.
Preparo da calda:
Coloque o açúcar na água e deixe ferver por dois minutos.
Preparo do recheio:
Misture todos os ingredientes em uma panela e espere ferver, mexendo sempre. Após a fervura, deixe cozinhar por duas horas e 45 minutos, mexendo de vez em quando, ou até a calda ficar cremosa. Depois que esfriar, coloque entre os biscoitos.
Whoopies de baunilha com recheio de Marshmallow (chef Carola Crema, da doceria La Vie en Douce)
Ingredientes da massa:
1 e 2/3 de xícara de chá de farinha de trigo
2/3 de xícara de chá de chocolate em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
8 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 ovo
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 copo de 200 ml de leite integral
Marshmallow:
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de claras
½ xícara chá de água
1 colher de sopa de emulsificante
Confeitos para decorar
Modo de preparo:
Massa:

Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga. Adicione cuidadosamente o ovo e, depois, o leite. Acrescente a farinha de trigo. Logo em seguida, adicione o chocolate em pó. Deixe bater até adquirir uma mistura homogênea. Acrescente o bicarbonato de sódio e a essência de baunilha e bata mais um pouco. Coloque a massa em um saco de confeitar. Em uma forma com papel manteiga, pingue pequenas porções de massa, com cerca de 3,5 cm de diâmetro. Deixe um espaço entre cada uma das bolinhas para que elas não grudem umas às outras ao assar. Quem não possui saco de confeitar pode modelar delicadamente os bolinhos com a ajuda de colheres. Leve para assar em forno a 180º C por cerca de 12 minutos ou até que os bolinhos fiquem corados. Recheie com o marshmallow.
Marshmallow:
Para fazer o creme, bata todos os ingredientes na batedeira até adquirir a consistência firme. Com a ajuda de um saco de confeitar, comece colocando o marshmallow na parte exterior do bolinho. Finalize pelo meio de forma generosa. Feche o "sanduíche" com outro bolinho, apertando-o delicadamente. Finalize decorando os whoopies com confeitos coloridos.